Sou advogada, mãe de gêmeos, escritora e criadora do perfil no Instagram @mae_le_pra_mim. Literatura infantil é minha grande paixão e criei o perfil para reunir os livros que mais gostamos de ler. Além da leitura, sempre expus meus filhos ao mundo da arte, com idas a exposições, museus, galerias...e através dos livros. Na coluna de hoje, cinco livros infantis sobre arte.
"Além da leitura, sempre expus meus filhos ao mundo da arte, com idas a exposições, museus, galerias...e através dos livros."
1. Arte brasileira para crianças
Autoras: Isabel Diegues, Marcia Fortes, Mini Kerti e Priscila Lopes
Editora: Cobogó
Este livro nos convida a explorar a arte produzida no Brasil nos últimos cem anos, através de cem artistas e cem obras. Candido Portinari, Antonio Dias, Adriana Varejão, Nuno Ramos e muitos outros nomes celebrados estão presentes neste livro. Para cada obra retratada, uma atividade inspirada nela, para crianças de todas as idades. Para praticar o “fazer-arte”, estimular a criatividade, promover o vínculo através da brincadeira. Para que as crianças despertem uma sensibilidade estética que permita e incentive a convivência com a arte desde cedo.
2. O dia da festa
Autor e ilustrador: Renato Moriconi
Editora: Pequena Zahar
Um livro obra de arte. Em um reino distante, todos esperam a chegada do unicórnio, que fará do rei que se sentar nele todo poderoso e irá erradicar todos os males que acometem o povo. E não é que num belo dia aparece um animal branco, de chifre dourado, garboso e enfeitado? Será de fato o esperado unicórnio? Um livro inteligentíssimo, com imagens criadas a partir de pinturas e colagens. Hieronymus Bosch, Piero Della Francesca, Marcel Duchamp, Goya, Botticelli e outros grandes mestres inspiraram a criação desta narrativa surpreendente, que conta com um final delicioso.
3. Somos todos obra de arte
Autor: Mark Sperring
Ilustradora: Rose Blake
Editora: Saber e Ler
Pense como o mundo seria chato se fôssemos todos iguais… Neste livro, as pessoas são equiparadas às obras de arte. Nele, celebramos todos os ângulos, as curvas e as linhas que fazem de cada um de nós quem somos. No virar de página, vamos acompanhando diferentes estilos e movimentos da arte, do pré-histórico ao cubista, do antigo egípcio ao contemporâneo. Um livro engraçado e informativo, que celebra as diferenças de forma criativa.
4. A pequena Gilda no museu
Autora: Flavia Azevedo
Ilustrador: Bruno Nunes
Editora: Aletria
Um livro que homenageia a curiosidade das crianças e a arte brasileira. Gilda é uma menininha que sempre se interessou por arte, que só conhecia através do livro que sua mãe a deixou. No dia do seu aniversário, Gilda decide explorar o museu ao lado da sua casa. Guiada pelo zelador do museu, a menina conhece grandes artistas contemporâneos como Lygia Clark, Hélio Oiticica e Tarsila do Amaral. Através do olhar entusiasmado da menina, vamos conhecendo diversos artistas brasileiros e mergulhando no mundo das artes plásticas.
5. O livro dos porquês: arte
Editora: Usborne
Os livros da Usborne são dirigidos às crianças, escritos na linguagem delas e desenhados para seus olhos curiosos, sempre com muita cor. A coleção dos “porquês” se propõe a responder aos vários questionamentos dos pequenos. Neste livro, o mundo da arte é objeto de pesquisa. O que é arte? Por que os artistas se desenham? Quem eram os impressionistas? As respostas para essas questões e muitas outras estão nesse livro, com mais de 60 abas para serem exploradas pelos pequenos.