Um tesouro nem-tão-escondido-assim no sul da Itália, a região da Puglia é conhecida por suas praias deslumbrantes, rica cultura, história fascinante e gastronomia primorosa.
Nossa diretora criativa, Maria Helena, esteve por lá no início do verão no hemisfério norte e, aproveitando tudo o que o local tem a oferecer, ela viveu o Modus-MH em sua plenitude, como não podia deixar de ser.
"Seja bem vindo ao salto da bota! Uma região que ainda conserva suas características, personalidade e simplicidade. Diferente de muitos outros destinos de verão na europa, a Puglia ainda está protegida da ostentação, glamour e, sobretudo, do que eu considero o fenômeno da "pasteurização"! Se você espera beach clubs com guardanapos voadores, remixes duvidosos e pastas com azeite trufado, este não é o lugar. Aqui impera o verdadeiro dolce far niente. Pode descansar o look, o reels, as preocupações. Pegue o book, estenda a canga na praia ou na gruta e curta o verdadeiro dolce far niente. A vida boa de verdade".
- Maria Helena
Sendo Bari a capital da região, a Puglia possui outras tantas cidades que ela indica dar um pulo, que são: Lecce, Alberobello, Fasano, Mattera, Otranto, Ostuni, Polignano Al Mare, Monopoli e Salento, cidade no extremo sul e banhada pelos dois mares (Adriático e Jônico) que é considerada as "Maldivas" da Puglia.
"A culinária é um dos pontos fortes da região: não há nenhum refinamento, mas são ricos em frutos do mar frescos e produtos da terra, para um inesquecível antepasto. A Puglia está entre os maiores produtores de azeite do mundo e é lá também que foi inventada a deliciosa Burrata, inclusive você pode encontrar vários lugares para ver o processo de preparação".
- Maria Helena.
Mesmo sendo adepta do "vive depois posta", ela não escapou do bombardeio de pedidos de dicas e referências desse lugar mágico. Depois de muito pensar em como não acabar de vez com sua T' (apelido carinhoso para sua tendinite que não a permite escrever tanto quanto gostaria), resolveu matar muitas das curiosidades de seus leitores em uma live e, aqui, compilamos todas as "dicas-MH: edição Puglia" que saíram dessa magnífica troca com vocês.
"Separei algumas dicas, mas tenho pra mim que é preciso uma pesquisa individual para descobrir os lugares pelo próprio olhar também e, sobretudo, de acordo com os próprios gostos! Não dar todas as dicas é de certa forma estimular você a descobrir a sua própria Puglia, aquela que agrada os seus gostos e não só o da Maria Helena".
- MH
Mas antes, alguns adendos:
- MH ficou 7 dias, mas recomenda ficar 10 para conhecer tudo com calma
- Uma dica importante é dividir as estadias ao menos entre uma cidade no norte (Ostuni ou Fasano) e outra no sul (Lecce) da região. Como é tudo um pouco distante, ir e voltar para um único lugar pode ser cansativo demais - inclusive organize-se para alugar um carro durante a estadia
- Outra dica importante: se você gosta de se alimentar, planeje-se para almoçar em restaurantes entre 12h e 15h, depois disso você ficará sem opções para almoço ou, então, leve um lanche na bolsa
- "Masseria" são antigas fazendas que foram transformadas em hospedagens sofisticadas, uma ótima opção de estadia para quem gosta de um turismo mais rural e contato com a natureza
- Faça um passeio de barco em cada um dos mares, você não vai se arrepender!
- Melhor praia: Sant'Andrea (no sul da região)
- A melhor refeição do mundo todo na Puglia foi no Il Pinnacolo. A massa com molho de pistache vale o Selo Cleópatra e + 5 estrelinhas
- Melhor sorvete: Gelateria Romana, em Lecce. De comer de olhinhos fechados.